Social Icons

16 de agosto de 2013

Freixenet, Carta Nevada Brut

A primeira vez que experimentei esse espumante foi em um casamento de uma prima no sul do país, prontamente comprei mais algumas pra trazer de lá. Foi uma boa ideia.

Esse espumante é espanhol da região de Penedès, de denominação Cava é elaborado com o corte de três uvas autóctones Xerel-lo, Macabeo e Parellada em quantidades iguais.

É de cor amarelo palha e límpido, com reflexos esverdeados. As bolhas são finas e muito persistentes, durando todo o tempo que o espumante esteve na taça. No nariz traz aromas de frutas brancas ácidas como a maçã e leves toques de abacaxi, depois de algum tempo na taça surgiu um pouco de aroma do fermento de pão. Na boca é seco, fresco e agradável, lembrou muito a maçã e a baunilha.

Particularmente não gosto de espumantes secos, logo não aconselho quem está começando a ir de cara num brut ou demi-sec desses, talvez a secura assuste um pouco. Mas para aqueles que já foram apresentados antes, esse espumante é bem feitinho e vale a degustação.

Tomamos esse com uns canapés, mas deve ser fantástico experimentá-los com comidas mais elaboradas e cheias de sabores contrastantes.

 Me acompanhe no Facebook.

Nenhum comentário: